quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Como organizar a volta às aulas

Procurei algumas dicas de como se organizar para a volta às aulas das crianças, e vim aqui compartilhar com vocês, já que elas estão me ajudando muito. Sei que para alguns as aulas já iniciaram, mas para as minhas filhas será somente após o carnaval, mas como vamos viajar e voltar um dia antes, já quero deixar tudo organizado. Então essas são as dicas:

·         Comprar o material escolar com antecedência: quanto antes pegar a lista e sair para comprar menos movimento nas papelarias e assim poderá verificar as diferenças de preços com mais tranquilidade e talvez até economizar um pouco. Eu sempre compro em uma cooperativa de estudantes da minha cidade, e isso desde que eu fazia faculdade, lá eu encontro desde os materiais de papelaria assim como os livros didáticos e de literatura, tudo com 10% de desconto. Portanto, informe-se se em sua cidade não existe alguma cooperativa assim, pois vale muito a pena.

·         Etiquetar todo o material e uniforme. Para o uniforme tem etiquetas próprias para roupas, e para o material pode imprimir etiquetas ou escrever com caneta permanente.

·         Organizar com antecedência os horários, assim como os horários do ônibus escolar se necessário.

·         Organizar uma rotina, com horários para as crianças se alimentarem, tomarem banho, fazerem a tarefa entre outras atividades. Importante começar a instaurar esses horários alguns dias antes da volta às aulas, para a criança já estar acostumada.
·         Antes de iniciar as aulas, marcar uma consulta com o pediatra para um check-up da crianças e pedir atestado médico para a prática de exercícios, pois a maioria das escolas estão solicitando.
·         Mochilas: separe um lugar para deixar sempre as mochilas, assim elas não ficam atiradas pela casa. Pode ser um gancho onde elas fiquem penduradas ou um móvel onde elas ficarão guardadas. Aqui em casa, uso um armário próximo a entrada da casa onde serve para guardar as mochilas, livros e papéis que veem da escola.


·         Uniformes: se seu filho usa uniforme (o que eu acho ótimo), deixe em um lugar próprio de fácil acesso, com eles sempre limpos e passados.
·         Espaço para o estudo: organize um lugar em sua casa para que seu filho possa estudar e fazer a lição de casa, de preferência a um lugar iluminado e arejado, e longe de barulhos da casa. Assim como ter um horário pré-determinado para fazer a lição. Se a cadeira de seu filho ficar um pouco mais alta e os pés dele não alcançarem o chão, é bom colocar um calço ou banquinho para apoiar os pés, pois assim o ajudará a ficar mais concentrado.

·         Material: tenha em casa o materiais como tesoura, lápis, giz de cera, papéis, entre outros para o seu filho fazer a lição de casa, assim como ajude-o a mantê-los sempre organizados. Com filhos pequenos, é bom ter encasa também colas coloridas, lantejoulas, botões, e esses enfeites pois volta e meia vem trabalhos para os pais fazerem com as crianças em casa, e é sempre um bom momento de convívio e de estímulo para a criança. Sempre tenho um pouco desses materiais em casa, e me divirto colocando a minha criatividade em prática quando vem esses trabalhos para serem feitos em conjunto.
·         Agendar todos os compromissos escolares \para fazer um planejamento do ano.
·         Lista de tarefas: esse ano eu quero fazer uma lista para a minha filha, onde eu vou pedir para ela conferir todo dia antes de sair para o colégio, com os seguintes itens: lição de casa, livro da biblioteca, arrumar mochila para a atividade do dia, vestir uniforme. Também, quero fazer um calendário semanal bem simples mostrando os horários das aulas específicas e aulas extras de cada dia da semana.

·         Lanche: o ideal é fazer um cardápio semanal, o que facilita as compras do supermercado. Também mantenho um espaço específico na cozinha onde guardo as lancheiras, garrafas de água e guardanapos (com nome), assim como os lanches que não precisam ficar na geladeira.





·         Colocar na rotina noturna a verificação da agenda e material do seu filho.
·         Fazer um check-list do que dever ir na mochila do colégio diariamente.




·         Arrumar um local para serem guardados os trabalhos escolares, pode ser uma pasta sanfonada (separada por matérias) ou fichários.

Já estou colocando em prática várias dessas dicas, quando terminar mostro para vocês! Bjs

4 comentários:

  1. Oi Kati,
    Amei as dicas, to nesse momento aqui em casa, organizando e preparando para volta as aulas dos meus filhos... eita que correria.
    Vim agradecer a sua visita lá no meu blog e dizer que fiquei muito feliz!
    O papel contact que colei nas portas e janelas aqui de casa é importado, comprei em uma papelaria aqui do meu bairro mesmo(em Curitiba), se quiser posso ver o preço de qto sai o frete ate vc.

    Bjks no coração.
    ovelhacorderosa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada pela resposta, e que bom que gostou do blog! Vou procurar em outro lugar aqui no RS, já que a janela é pequena, se não encontrar vou entrar em contato com você! Fiquei muito feliz com a sua visita! Bjs

      Excluir
  2. Olá....
    Adorei as dicas, muitas dela serve para quem trabalha.
    Também.
    Até, mais...
    JaqueVirtual.
    http://jaquevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, com certeza tb valem para quem trabalha e está voltando de férias, já que essa readaptação há rotina é sempre chatinha! Adoreei a visita Bjs

      Excluir

Ficarei muito feliz com o seu comentário!