quinta-feira, 20 de novembro de 2014

O que fazer quando a pele começa a descascar devido à queimadura solar

Olá, como puderam ver estive alguns dias sem postar, mas foi por um bom motivo afinal estava de férias em um dos lugares mais lindos que já fui, e olha é a aqui no Brasil mesmo! Fui para Maragogi, no estado de Alagoas, onde há praias lindas, mas conto sobre a viagem em outro post, pois esse é destinado aqueles que como eu se descuidaram no sol. Sim, apesar de saber que devemos passar filtro solar a cada duas horas, e não ficar exposta ao sol nos horários mais fortes do dia, eu esqueci de tudo isso, e fiquei tirando fotos e mais fotos, e como a brisa não me deixava sentir o sol queimando, vi o resultado no final do dia, quando estava toda vermelha e ardida! Resultado, fiquei o resto das férias fugindo do sol, toda ardida e ainda estraguei o meu bronzeado e agora estou descascando nos ombros e tenho que mantê-los escondidos com todo esse calor. Mas não adianta chorar, e fui procurar algumas dicas do que é melhor fazer quando a pele começa a descascar devido ao excesso de sol:


·         A pele exposta ao sol em excesso fica vermelha e arde, pois ocorre um processo inflamatório e após fica muito ressecada e começa a descascar para fazer a renovação da pele.

·         Avalie o grau de queimadura solar, se apresentar bolhas e muita sensibilidade, é indicado procurar atendimento médico, onde pode ser receitados medicamentos.
·         Quando começar a descascar, evite tomar banhos quentes e usar sabonetes que podem desidratar mais ainda a pele. Dê preferência aos banhos frios, que irá baixar a temperatura da pele e retardar o processo de descamação. Ao secar o corpo, tome cuidado para não esfregar a toalha, e sim secar com batidinhas.
·         Para ajudar a aliviar a ardência e a coceira, use loções a base de aloe vera, calamina e outros ingredientes que refrescam e acalmam a pele (loções pós-sol).

Usei o Calamed nos primeiros dias quando estava com muita ardência e a pele avermelhada.

·         Para queimaduras no couro cabeludo, ajuda usar xampus de camomila.
·         Se hidrate muito, beba muita água que será necessária na renovação da pele.
·         Não puxe ou arranque as peles (sei como é difícil), pois assim, você vai expor áreas da pele que ainda não estão prontas para enfrentar as agressões do ambiente.


·         Também não é indicado fazer esfoliações.
·          Se tiver muita coceira e ardência, faça compressas frias que ajudam a acalmar.
·   Mesmo depois que acalmar a coceira e a ardência, continue usando hidratantes principalmente os que contenham manteiga de karitê, vitamina E e ceramidas.

Eu estou usando o da hidratante e óleo de amêndoas da Johnsons.

·         Evite tomar sol quando estiver descascando, pois pode manchar a pele. Use e abuse do protetor solar, use roupas de algodão e tudo que possa ajudar a cobrir a pele. Quando estava assim comprei uma camiseta da UV Line, que protege contra raios UV dentro e fora da água, assim tinha segurança de estar bem protegida e não ter o perigo de prejudicar ainda mais a minha pele.


É pessoal estou seguindo essas dicas, mas o melhor mesmo é prevenir porque depois não adianta se arrepender como eu!! Bjs

Editado: vi no blog Coisas de Diva (que eu adoro!) a dica de aplicar água termal (vichy, ávene) quando a pele está quente e ardida, e aplicar antes de dormir Cicaplast Baume da La Roche-Posay (possui o mesmo princípio ativo do bepantol, que também pode ser usado) para ajudar na reparação e diminuir a irritação. E sugestão de hidratante é o Johnon’s Baby Loção Hidratante para Recém Nascidos, que não conhecia ainda. Achei super interessante incrementar o post com essas dicas!

Um comentário:

  1. Oi Kati!
    Proteção é tudo com esse sol intenso!!!
    Beijão!

    "Construindo Minha Casa Clean"

    ResponderExcluir

Ficarei muito feliz com o seu comentário!