terça-feira, 7 de outubro de 2014

Como começar a se organizar

Amo a primavera, por vários motivos como a temperatura amena, as flores, e todo esse sentimento de renovação. Então decidi começar a me organizar, mas por onde começar? Pesquisei e achei as seguintes dicas:

·         Faça uma lista de tudo o que você gostaria de mudar em sua rotina, tudo o que atrasa a sua vida ou simplesmente que queira se organizar.
·         Com a lista em mãos priorize por onde começar a se organizar utilizando os critérios de tempo e dinheiro, além de priorizar o que mais atrasa a sua vida e o que trará mais facilidade no seu dia-a-dia. Depois de ter um melhor controle sobre a sua rotina, você pode se concentrar em outros espaços. Por exemplo, aqui em casa o que mais me atrasava era entrar no meu closet e não saber o que usar, pois sempre tinha roupa sem botão, para reformar ou roupas que não usava mais, então foi por ali que comecei a me organizar.
·         Também divida cada área a ser organizada em projetos e estabeleça metas.
·         Em cada área ou projeto, faça uma triagem e separe em quatro zonas: 1º do que irá ficar, 2º do que será jogado fora, 3º ser doado, e 4º deve ir para conserto.
·         Defina o lugar para cada item.
·         Compre caixas, separadores, e qualquer item que irá ajudar a organizar melhor, e da maneira mais simples possível, o que irá ajudar a manter a área organizada.
·         Construa um plano de manutenção em sua rotina diária para manter as coisas em ordem.

Agora mais uma dica super importante, não dê a desculpa de que você não tem tempo! Aproveite nem que seja 15 minutos por dia para colocar em prática, e você verá quanta coisa pode fazer, nem que seja arrumar e limpar uma gaveta por dia. Siga o lema: não deixe para fazer amanhã o que pode fazer hoje!


Outra coisa que é imprescindível é você descartar tudo o que não usa ou não faz sentido guardar. Simplifique a sua vida! Para cada item faça as seguintes perguntas: Quando foi que usei pela ultima vez? Será que eu realmente preciso disso? Pense bem, pois quanto mais coisas você tiver, mais espaço para guardar você vai precisar, e em consequência mais tempo e dinheiro.


A organização não precisa ser bonita, mas funcional. Porém, se for bonita mais vontade de deixar tudo bonitinho e no lugar você terá.

Antes de começar a organizar outro cômodo ou área, procure manter a organização do último cômodo, sempre recolhendo e colocando as coisas nos seus devidos lugares.


E por último, organização não é sinônimo de perfeição, mas sim de facilitar o seu dia-a-dia proporcionando mais tempo para fazer o que lhe agrada. E se não conseguir seguir essas dicas não se preocupe, vá agora arrumar uma gaveta e aproveite esse momento, sem preocupações simplesmente faça isso! Nem que seja pequenos passos de cada vez!

7 comentários:

  1. Gostei das dicas, podem me ser bastante úteis!

    thoughts-little-princess.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Parabéns pelo blog, dicas muito úteis!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. OIa kati, tudo bem? Eu sou super desorganizada e me encontro na minha bagunça, quando está tudo arrumadinho não acho nada
    obrigada pela visitinha no blog, volte sempre
    bjos

    brunaporelamesma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas!

    Preciso pegar um tempinho livre e dar uma organizada geral nas minhas coisas ^^

    Beijinhos Lindona!

    Blog da Fran Bazan

    ResponderExcluir
  5. Amei as dicas eu sou super desorganizada o que tento fazer pra deixar tudo no lugar é tudo que tiro do lugar eu tento guarda lo depois kkk amei o blog e já estou seguindo! Bjs
    www.maniasdapatty.com

    ResponderExcluir
  6. Ótimas dicas, super úteis! Adorei o post.
    www.espacegirl.com

    ResponderExcluir

Ficarei muito feliz com o seu comentário!