quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Como Organizar uma festa infantil

Como viram nos posts anteriores estou organizando a festa de aniversário de 4 anos da minha filha, e olha que será somente em dezembro, mas como vamos viajar em novembro, e é uma época bem movimentada, já estou começando os preparativos. E nesse caso optei por fazer uma festinha em casa mesmo, e assim eu posso fazer e preparar nos mínimos detalhes. Claro que dá trabalho, mas eu adoro, pois o bom também é a preparação e ainda poder fazer algumas coisinhas com ela, é muito melhor. Então como tenho duas filhas, e portanto dois aniversários por ano para organizar, montei um esquema para me ajudar a me organizar mais fácil, e vim aqui dividir com vocês, então aí está a ordem dos preparativos:

  1. Lista de convidados: somente com a quantidade de pessoas que poderá escolher o local da festa, assim como aproximar o gasto.
  2. Local, data e horário: depois de determinado o local, veja o tamanho do salão, e já vá pensando onde será a mesa principal, as mesas para os convidados, brinquedos, bebidas, entre outros.
  3. Decoração: a parte que mais gosto, e começar por onde? Pelo tema, não precisa ser necessariamente um personagem, pode ser uma cidade, anos 80, cores, enfim ai vai a criatividade e o que o aniversariante mais gosta. Então escolho as cores que mais tenham a ver com o tema, assim como as estampas que serão usadas, tanto em papéis, descartáveis, toalhas, personalizados. Gosto muito de estampa como florais, poás, e xadrez. Procuro inspirações na internet, e olha quanta inspiração tem por aí! Também adoro fazer aquelas lembrancinhas personalizadas que também servem para enfeitar a mesa, fiz um post aqui com umas dicas. 
  4. Alimentação: Para festas à tarde, calculo 15 unidades de salgados, seis unidades de doces, 150 g de bolo, 500 ml de água, 500 ml de suco e de refrigerante e três latinhas de cerveja por pessoa. Em relação aos copos é importante se calcular de 2 a 3 por pessoa, no caso dos de vidro, e de 4 a 5 se forem de plástico. Pratinhos, calcula-se pelo número de convidados mais 10% excedente e guardanapos cinco vezes o número de convidados.E sempre arredondo o cálculo para cima, pois o meu maior medo é que falte alguma coisa para os meus convidados.
  5. Copeiro e garçom: outra coisa importante é verificar quem irá ajudar a servir, se não contratar garçom pelo menos deixe as pessoas responsáveis por cada parte. Normalmente eu contrato um garçom e uma copeira para auxiliar e sempre deixo a maior quantidade de comida e bebida a disposição para os próprios convidados se sirvam, para assim ficar uma festa mais descontraída. Mas se quiser calcular é 1 garçom para 15 pessoas.
  6. Recreação: para animar a festa gosto de contratar recreacionista, a qual pode estar vestida no tema da festa, pode ser um mágico, palhaço, cantor ou simplesmente orientar as brincadeiras com as crianças. Se tiver espaço também é bom alugar brinquedos como pula-pula, piscina de bolinhas, entre outros. É bom ter em mente a idade do aniversariante e fazer algo que seja de seu gosto. Gosto também de fazer um cantinho de pintura, com desenhos para pintar, massinhas de modelar, entre outros. Pode-se também organizar brincadeiras à moda antiga, como amarelinha, corrida do saco, dança das cadeiras, entre muitas outras.
  7. Sonorização: Pode-se contratar profissionais para tocar as músicas, ou simplesmente fazer uma coletânea ao gosto do aniversariante, deixando tudo organizado em cronograma e deixar alguém de responsável por cuidar dessa parte.
  8. Foto e Filmagem: Também existem empresas especializadas, que fazem trabalhos lindos, ou usar o seu equipamento pessoal, só não esqueça de pedir com antecedência para alguém cuidar dessa parte.
Também fiz alguns impressos para ajudar a organizar a festa:


Em outro post mostro como está sendo a organização da festinha!

Um comentário:

  1. Ótimas dicas !! As mamaes vão amar !
    beijos,
    Adri e Claudinha
    http://www.unhasebocas.blogspot.com.br
    Instagram : @blogunhasebocas
    https://www.facebook.com/pages/Unhasbocas/477832645611169?fref=ts

    ResponderExcluir

Ficarei muito feliz com o seu comentário!