quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Viajar de carro com crianças!

Olá, como falei no outro post, nós fomos viajar de carro com as minhas filhotas e daí é sempre aquela confusão na viagem, porque ficam cansadas de estar sentadas, porque querem algo para comer, ou se sujam comendo. Então resolvi planejar melhor essa viagem pois afinal nós queríamos sair para passear e não para ficarmos mais estressados com o choro e brigas das crianças. E olha que deu certo! Fizemos uma viagem super tranquila, e sem tanta bagunça no carro. Aí vão algumas dicas:



·   Documentos: lembrar de levar os documentos, como carteiras de identidade ou certidões de nascimento que são indispensáveis em viagens com menores. Levar também as carteiras de convênios médicos.
·          Kit de primeiros socorros: deixei em uma nécessaire na parte da frente do carro, com analgésicos, para enjoos, curativos, assim não precisava parar o carro e procurar na mala, ficou à mão na hora que precisei.
·       Kit de higiene básico: na mesma nécessaire do kit de primeiros socorros, eu fiz um mini kit de higiene, nele coloquei toalha de boca, gel anti-séptico, lenços umedecidos, escova e prendedor de cabelo, creme dental e escovas de dentes, lenços de papel.
·         Itens que podem ser úteis: papel e caneta, lanterna, guarda-chuva, sacolinha para lixo.
·         Troca de roupa: também deixei na parte da frente uma troca de roupa (calça e camiseta) para as crianças, principalmente porque as minhas não conseguem ficar com a mesma camiseta se molhar nem que seja um pouquinho com água.
·         Lanches: levei pouca coisa porque já tínhamos planejado as paradas para fazer os lanches, mas com crianças é sempre bom ter algo em mãos. Os lanches devem preferencialmente ser leves e não gordurosos, evitando por exemplo salgadinhos e bolachas recheadas. Eu levei água em garrafinhas com bicos e tampas para não virarem, frutas como banana e uva, castanhas, biscoitos de polvilho e bolachinhas (não recheadas). Ah, também deixei para aqueles momentos de crise,tipo um engarrafamento e não tem o que fazer, balinhas e pirulitos bem diferentes:

·         Distrações: para mim essa parte é a mais importante, e foi a que gastei mais tempo planejando, então aí vão as minhas dicas:

Eletrônicos


Com certeza é o que mais interessa a criançada, desde um DVD com filme, um tablet com joginhos e videos, notebook e até mesmo os celulares. Eu já usei de tudo, desde o notebook passando filmes, celular mostrado vídeos da galinha pintadinha, e agora um tablet onde pude unir todos em um só. O meu é da Samsung (então é Android), e nele coloquei e filmes, joguinhos, livrinhos de histórias e uma infinidade de aplicativos (alguns educacionais). Também comprei um suporte de tablet para colocar no encosto do banco da frente, o que foi muito útil para verem filmes.

Caixa de Atividades

Arrumar uma caixa, cesta ou sacola para colocar várias atividades para os seus filhos, e aí vai depender de criatividade e de gosto dos pequenos. Pode-se usar canetas, lápis de cor, giz de cera, papéis, livros de colorir, de atividades, de histórias, jogos de cartas, ou outros joguinhos, brinquedos pequenos como legos, enfim muitas coisas mas sempre pensando na praticidade e coisas pequenas. Ah, também é legal levar algo para os pequenos fazerem de mesa de apoio, eu usei bandejas de plástico.

Conversar, contar histórias e cantar músicas
Aproveitar o tempo juntos e conversar com seus filhos, também contar histórias, as minhas filhas adoram quando contamos histórias de nossas infâncias ou até mesmo de quando elas eram pequenas.

Jogos
Legal também fazer jogos falados, vou dar alguns exemplos:
- Letras: bom para crianças em fase de alfabetização (como minha filha que inventou a brincadeira), a pessoa pensa em algo (por exemplo banco) e diz a letra que começa, daí vai dando pistas como tem dentro do carro, e assim por adiante até adivinharem.
- Quem viu primeiro: escolha um modelo de carro (por exemplo fusca), quem ver primeiro grita o nome do carro, também dá para escolher a cor do carro.
- Onde estamos: as crianças devem descobrir em qual parte do trajeto estão, pode ser lendo placas, usando mapas ou até GPS. Também é legal marcar no mapa ou imprimir um mapa com o trajeto, e as crianças irem marcando quais cidades já passaram. Também, acho legal que cada vez que passar por um determinado ponto do mapa, as crianças recebam algo surpresa com um lanche, brinquedo, atividade,... acho que assim o tempo deve passar mais rápido.
- Era uma vez: Esta brincadeira consiste em construir uma história com os personagens ou paisagens que vejam pela janela do carro. Um dos jogadores (sorteado) começa dizendo, por exemplo: “Era uma vez uma árvore...” O seguinte jogador tem que repetir a frase dita pelo primeiro jogador e continuar a história, como por exemplo: “Era uma vez uma árvore, no meio de um campo verde...” O jogo continua até que não se tenha nada que falar. O último será o ganhador.
-Jogo das letras: O primeiro jogador diz uma letra e uma palavra (animal, alimento, nome, flor, mês...) que comece com esta letra escolhida. O seguinte jogador terá que dizer uma palavra que comece com a mesma letra. Exemplo: “Animais que começam com a letra A. “Avestruz!”, e o outro: “Abelha”... e assim, até que não exista mais possibilidades.
- Lista de compras: Este jogo consiste em que os jogadores façam uma lista de produtos para comprar no supermercado. Por exemplo: o primeiro diz: “Eu vou ao supermercado para comprar sabonete”. O seguinte jogador diz: “Eu vou ao supermercado para comprar sabonete e bolacha”. E o seguinte: “Eu vou ao supermercado para comprar sabonete, bolacha e suco...” E assim por diante.

E aqui vai algumas imagens que me inspiraram a fazer esse post:











Bom pessoal é isso e espero que gostem! Bjs

8 comentários:

  1. Amei as suas dicas. Tem que ir previnida mesmo.
    Convido vc responder uma nova enquete no blog
    Obrigada.
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  2. adorei as dicas, quando for viajar com meu bebê vou me lembrar de suas dicas!!!

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas, quando eu ficar mais velha e tiver meus filhos essas dicas vão ser uteis! Hahaha

    http://papodemeninasaer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá, Kati! Que post bacana...Parabéns pelo blog! Gostei e estou seguindo...

    ResponderExcluir
  5. Ótimas dicas, com criança não tem como tem que se munir de todos os produtos possíveis.
    Uma ótima terça-feira!
    Fica com Deus!
    Beijo!

    http://nannacunha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem? Estou seguindo você.
    Realmente se programar em relação ao comportamento das crianças é bom né? Deixar tudo programadinho!
    Boa tarde. Beijinhos!
    Like Skyscraper| Fan page
    Me deixe conhecer você?

    ResponderExcluir
  7. Olá amada, seu blog é incrível, já estou te seguindo, parabéns pelo trabalho,
    Eu também tenho um blog se puder vem conhecer o blog e me segue também?
    Se puder muito obrigada...
    Beijoss...
    Atitude da Beleza| FanPage| Youtube

    ResponderExcluir

Ficarei muito feliz com o seu comentário!