terça-feira, 3 de setembro de 2013

Organização de viagem

Olá, nesse fim de semana nós pretendemos viajar em família, é só três dia e não é muito longe, mas como aproveito o blog também para organizar todas as dicas que vejo por aí, hoje resolvi postar várias dicas de como se organizar para uma viagem, tem dicas que servem para um viagem de fim de semana quanto para uma viagem internacional. Achei bem interessante e resolvi postar essas dicas



  •  Assim que souber para onde vai procure providenciar os documentos necessários, por exemplo, o passaporte deve ser pedido no mínimo 3 meses antes. E também reserve as passagens aéreas, hospedagem, entre outros. E procure se informar sobre o lugar para onde vai. Principalmente se informar sobre o tempo e características climáticas do local para onde vai.
  • Preparar o equipamento fotográfico com antecedência, limpando os cartões de memória e carregando as baterias.
  • Programe a rotina da casa para a sua ausência, por exemplo quem a vai alimentar os animais domésticos, quem vai limpar a casa, entre outros.
  • Ligue para o hotel confirme a reserva, e pergunte se o hotel possui secador, lavanderia, entre outros.
  • Faça uma lista ou tire uma foto do conteúdo da mala, para facilitar a conferência na hora de arrumá-la para a volta, para ajudar a compor o álbum da viagem (se for turismo) e para ajudar a compor a reclamação em caso de extravio. Também guarde a lista ou a foto para ajudar na hora de arrumar a mala da sua próxima viagem.
  • Separe um canto da casa para concentrar a bagagem.
  • Contar os dias de viagens, e levar um conjunto de roupa para cada dia (mais ou menos), para crianças menores de 03 anos leve três mudas e para maiores duas trocas de roupa;
  • Para ter mais espaço na mala pode usar os sacos de fechamento à vácuo pois diminuem consideravelmente o tamanho.

  • Pegue uma mochila, para ficar com as mãos livres e use roupa confortável.
  • Nada de sapato novo na bagagem, quem viaja sempre caminha mais do que planejou e precisa de sapato confortável, já amaciado.
  •  Aplique a regra dos 50% Quando estiver separando as roupas que deseja levar, coloque na cama tudo o que você pensa que irá precisar – depois, ponha 50% de volta no armário. A maioria das pessoas leva muito mais do que é realmente necessário e acabam carregando peso desnecessário na viagem. Provavelmente, você poderá vestir cada peça duas vezes, especialmente se você misturar e combinar diferentes peças em diferentes ocasiões.
  • Utilize uma lista para preparar suas malas, crie uma lista com tudo o que você precisa levar na viagem. Organize cada item por gênero: roupas, banho, finanças, etc. Faça cópias dessa lista, assim você pode usa-las como referência nas próximas viagens. Enquanto faz as malas, risque da lista cada item que for colocando nelas.
  • Não arrume direto na mala. Como em tudo o que é feito de modo racional, planeje antes. Coloque em cima da cama todos os itens que deverão ser levados na mala, para ter ideia das quantidades e do equilíbrio.

  • Escolha sempre roupas versáteis, como camisetas que podem ser usadas durante dia ou noite, e peças de um mesmo grupo de cores, para poder combinar de maneiras diferentes.
  • Comece a mala pelas calças jeans, que devem ser colocadas no fundo, com as pernas completamente para fora da mala. Quando terminar a mala, coloque as pernas das calças jeans para dentro, “abraçando” as demais roupas - assim elas ficam com menos marcas de dobra. 



  • Em seguida armazene os calçados, aproveitando os cantos. Coloque as meias dentro dos sapatos para aproveitar melhor o espaço e evitar que eles amassem com o peso da mala. Se ainda couber, coloque outras peças pequenas dentro de pequenos sacos plásticos dentro dos sapatos também. Cada par de sapatos deve por sua vez ser colocado em um saco plástico (ou de tnt) para não sujar ou manchar as outras roupas, nem ser arranhado por fivelas e botões.
Usar as toucas de banho do hotel para guardar os sapatos

  • Agora é a vez das camisas, camisetas e outras roupas que amassam. Abotoe todos os botões, dobre o mínimo possível, e distribua uniformemente. Para evitar dobras “retas”, que ficam mais marcadas, você pode tentar fazer a dobra ao redor de algum outro item macio, como uma camiseta enrolada - ao custo da eficiência no uso do espaço.
  • Mesmo que você não seja um gênio da moda, escolha calças, casacos, bermudas, camisas, cintos e sapatos que combinem todos entre si. Se estiver indo para algum lugar em que a aparência seja fundamental, escolha cores sóbrias (brancos, pretos, cáquis) para as roupas mais volumosas, e deixe a personalidade para as camisas e os acessórios (gravata, etc.)
  • Neste momento a mala já terá uma série de cantos e outros espaços não aproveitados. Preencha-os com roupas e acessórios miúdos, como peças íntimas, cintos, luvas, cachecóis, lenços, gravatas enroladas. Se tiver camisetas para usar informalmente, enrole-as bem (vai evitar marcas de dobra) e coloque-as também. Tente formar uma base uniforme e resistente, para receber a próxima camada.
  • Quantidade: se for viajar acompanhado com pessoas da família, prefira ter uma mala por pessoa, mas divida as roupas de cada viajante entre as malas do grupo. Assim, se uma mala se extraviar ou atrasar, ninguém vai ficar completamente desguarnecido. Se for viajar sozinho, adapte a dica: tente levar uma muda das roupas essenciais na sua bagagem de mão.
  • Tenha também consigo uma cópia dos documentos essenciais: passagens (se for o caso), passaporte, identidade, lista de contatos e algum dinheiro em espécie (na moeda local) armazenados com segurança, e longe dos originais e demais valores, para o início das providências em caso de imprevistos mais sérios.
  • Leve uma mala vazia se você é o tipo de pessoa que faz compras quando viaja, leve uma mala extra com você. Você terá o espaço perfeito para guardar suas compras feitas durante a viagem.
  • Faça uma programação, pense no que você quer fazer no lugar de destino ANTES de chegar lá. Aí, faça uma programação para cada dia, baseado em critérios, como os dias e horários que tais estabelecimentos ficam abertos. Se você quiser trocar as atividades, tudo bem, mas ao menos terá uma referencia e não desperdiçará tempo pensando no que fazer.
  • Bagagem de mão: Se você for fazer uma viagem aérea ou algo do gênero, sempre leve consigo uma pequena bagagem de mão que contenha suas medicações básicas, pasta e escova de dente, cosméticos, seu celular e carregador, roupas de baixo e um bom livro. No caso de sua bagagem sofrer um atraso, você terá seus itens importantes em mãos. Lembre-se de consultar a companhia aérea quanto ao peso e volumes permitidos. Também leve um casaco e seus objetos de valor. Nessa mala, coloque uma meia de algodão, um lingerie (soutien e calcinha), uma camiseta, uma malha e algum sapato confortável. Você pode utilizar a mesma calça que está vestindo ou levar outra.
  • Saco de roupa suja, se você não planeja lavar suas roupas durante a viagem.
  •  Leve jogos, filmes e comida para as crianças durante a viagem para distraí-las.
  •  Aproveite o tempo, contanto que não esteja dirigindo, as horas de viagem podem servir para continuar algum trabalho, ler algo, escrever algo pendente. Com os laptops, é fácil trazer consigo o seu trabalho, se você quiser. Revistas ou um bom livro devem estar presentes na sua bagagem de mão para aproveitar o tempo livre.
  • As bagagens deverão estar identificadas, tanto na parte interna quanto na externa. A identificação deve conter nome e endereço completos. As malas com segredo são uma boa, só não esquecer a senha, ou se for usar cadeados cuidar o local que será guardada a chave e se possível ter outra em outro lugar. Se for despachar a bagagem verifique no comprovante se o destino ali impresso é realmente o seu. Para facilitar a visualização da bagagem na esteira do aeroporto coloque motivos que a diferencie como adesivos ou faixas coloridas.
  • As bagagens de mão permitidas dentro do avião devem ter um volume com no máximo 5kg com as seguintes dimensões: 40 cm x 30 cm x 20 cm. Caso ultrapasse as medidas ou o peso permitido, a companhia aérea poderá despachá-la como bagagem. Bolsas femininas também são permitidas além da bagagem de mão.
  • Se você usa óculos ou lentes de contato leve um par reserva para o caso de perder ou quebrar.
  • Se tomar remédios, levar junto a quantidade necessária e de preferência a receita médica.
  •  Antes de viajar, arrume a sua casa, pois quando retornar a sua casa prontinha esperando para dar as boas vindas.
Por hoje era isso, mas estou preparando outros posts sobre viagem, é só aguardar! Bjs

2 comentários:

  1. Ótimas dicas para viagem. Adorei. Gosto de fazer uma lista com as coisas que preciso levar.
    Big Beijos
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir

Ficarei muito feliz com o seu comentário!