segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Dicas de como dirigir melhor e ainda economizar combustível

Olá, hoje vou dar umas dicas de como dirigir melhor e ainda por cima economizar combustível e na manutenção do carro. Resolvi fazer esse post pois uma das coisas que mais gosto de fazer é dirigir, apesar de o trânsito esta cada vez pior, adoro a liberdade de pegar o carro e ir para onde e na hora que eu quiser, sem depender de ônibus, carona ou qualquer outro meio de transporte. Além é claro, de ainda ter muito machismo em relação as mulheres dirigirem, odeio quando vou no posto e tentam me enrolar, querendo trocar o óleo, ou outras coisas! Por isso fui procurar umas dicas que vão me ajudar (e espero a vocês) a cuidar mais de seus carros, até porque eu adoro o meu carro, e quero aprender a cuidar mais dele, dirijo há anos mas ainda entendo pouco de como fazer manutenção ou partes do carro, até por vergonha de perguntar, pois sempre olham com aquela cara de "como que você ainda não sabe disso!". 



Enfim, resolvi fazer alguns posts sobre cuidados com carros e outras dúvidas que eu tinha e que de repente vocês também possam ter. E vou começar com algumas dicas de como dirigir:


  • Dar uma “aceleradinha” antes de ligar o carro só serve para desperdiçar gasolina e comprometer o motor. O combustível não queimado pode alterar o óleo das paredes do cilindro do motor e causar danos ao longo do tempo. 
  • Dirigir com o pé apoiado no pedal da embreagem, o que pode roubar metade da vida útil do disco de embreagem. 
  • Acelerar antes de desligar o carro desgasta o motor prematuramente. 
  • Frear bruscamente ao avistar um obstáculo, como um buraco, trava a roda e causa um impacto muito maior, o que acaba sobrecarregando a suspensão e o sistema de freios.
  • Arrancadas bruscas aumentam o consumo de combustível, reduzem a vida útil das engrenagens, dos pneus e da embreagem. 
  • As marchas só devem ser usadas no limite de rotação em situações específicas, como uma ultrapassagem. Em outros momentos, “esticar” as marchas provoca desgaste do motor e gasta mais combustível. 
  • Estacionar com os pneus na guia da calçada faz com que a pressão desigual deforme a estrutura dos pneus, além de afetar o balanceamento das rodas e o alinhamento da direção. 
  • Falta de calibragem semanal dos pneus: desgaste irregular, aumento do consumo de combustível e desempenho prejudicado. 
  • Andar com o tanque na reserva: entupimento dos bicos injetores ou funcionamento irregular do carburador.
  • Dirigir com a mão apoiada na alavanca de câmbio: diminuição da vida útil das engrenagens. 
  • Sair em segunda marcha: desgaste prematuro do platô da embreagem. 
  • Frear em ponto morto ou com a embreagem acionada: desgaste prematuro das pinças e lonas de freio e aquecimento excessivo do fluido, o que causa o aumento do espaço de frenagem.
Por hoje era isso, mas outro dia volto para dar mais dicas!!
Ah, nesse blog Bolsademulher.com/decarona/ tem muitas matérias sobre trânsito voltada especialmente para as mulheres, vale a pena! Bjs

12 comentários:

  1. ótimas dicas... tem umas coisas aí que eu faço... preciso me policiar...
    Beijinhos.,..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Q bom que gostou, acredita q também faço, como ficar com o pé na embreagem, tento mudar mas é difícil!! bj

      Excluir
  2. Oi,
    Gostei bastante das dicas!
    Obrigada por visitar e comentar no meu blog!
    Estou seguindo o seu blog!

    Páginas em Preto

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu morro de medo de dirigir, mas achei D+ suas as dicas... Excelente post.!!!
    Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil).

    http://decolherpracolher.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Parabens pelas dicas,
    Realmente é fundamental respeitar tambem o carro para que a durabilidade seja maior e no final economize no nosso bolso.
    Lindo o blog seguindo você.

    Nick Beijos
    www.monicklopes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post, tenho mania de dirigir com a mão apoiada no câmbio e de andar/frear em ponto morto...
    Preciso me policiar!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Kati,
    Gostei das dicas, mas meu carro é automático e a maioria dos erros são evitados pelo próprio carro.
    Tenha uma ótima terça-feira.
    Bjs

    GOSTO DISTO!

    ResponderExcluir
  7. Kati, olá!
    Acredita que até hj não tirei minha carteira? Puxa, que falta me faz!
    Sofri um acidente de carro no passado (graças à Deus não tive nenhuma sequela) e desde então não consegui fazer as aulas de motorista. Fiz até terapia, acredita?
    Hj estou melhor e agora o que me falta é tempo.
    Assim que der, me inscrevo no auto-escola.
    Parabéns pelo excelente post!

    Deus abençoe!
    Bjs!!!
    Karin Filgueira
    BLOG: - Meu Doce Lar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sabe que isso é mais comum do a gente pensa, conheço um monte de gente que tem problema e medo de dirigir, e o pior que está cada dia mais difícil! Mas que nada, vale a pena arrumar tempo para tirar a carteira, por que faz uma falta! Bjs

      Excluir
  8. Acho que preciso voltar para uma auto escola porque estou fazendo "quase tudo errado". Obrigado pela visita, gostei muito e gostaria de ter comentado em outros post mas ainda não aprendi a lidar com este Google+

    ResponderExcluir
  9. Oi Kati! Também gosto demais de dirigir. Achei ótima as dicas.
    Um lindo e abençoado fim de semana!
    bjos, Lú.

    ResponderExcluir

Ficarei muito feliz com o seu comentário!