quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Vulcão: experiências de ciências para crianças

Depois de alguns dias sem postar, hoje mostrar uma das artes que fiz com as minhas filhotas nas férias, nós fizemos nosso próprio vulcão. Usei a efervescência da mistura de vinagre e bicarbonado de sódio para fazer a "lava" saindo do vulcão. Nós usamos: um pedaço de papelão, pote plástico, argila, tinta guache, bicarbonato de sódio e vinagre.


Primeiro peguei o pedaço de papelão, coloquei o pote de plástico (onde vai ser feita a mistura e cobri com a argila dando o formato de um vulcão.


Esperamos secar e depois pintamos o vulcão com tinta guache.


Depois fizemos a mistura de vinagre e bicarbonato de sódio dentro do pote plástico, e em seguida começou a efervescer a mistura como se fosse "lava". Essa reação acontece porque o vinagre é um ácido e o bicarbonato de sódio é uma base, reação ácido-base (lembra da época do colégio!?), e dessa reação ocorrerá uma efervescência, com produção de calor e liberação de gás.


Foi um divertimento só, desde a parte de fazer mexendo com argila e tinta, até a parte de misturar os dois e ver o que ia acontecer, é uma verdadeira aula de ciência! Espero que gostem e se divirtam! Bjs

Um comentário:

  1. adorei... quero fazer com meus alunos, bjim, Val. http://casadetrecos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Ficarei muito feliz com o seu comentário!