segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Dicas de livros para ajudar na chegada do novo irmãozinho (a)

Olá, hoje vou dar umas dicas de livros que podem a ajudar quando um novo membro da família está prestes a chegar! Até porque já passei por isso e sei que temos que ter todo o cuidado para não gerar ansiedade e confusão na criança que terá que dividir os pais com outro bebezinho. Quando a minha filha mais nova nasceu a mais velha tinha apenas 3 anos e meio, então foi um momento em que ela ficou bem ansiosa, até porque ela era muito agarrada comigo, e quando fui para o hospital então, ela chegou a ter febre só de nervosa, tadinha! Mas tentei lidar com muita calma, pesquisei bastante, e várias dicas me ajudaram bastante, como:
  • Valorize e reforce o que seu filho mais velho já sabe fazer sozinho, como ir ao banheiro, comer com a própria mão, e isso é importante também porque quando nasce o bebê, eles tendem a regredir, muitas vezes fazendo xixi na roupa, voltando a usar chupeta, entre outros. A minha filha teve seu momentos de regressão, mas sempre incentivei ela de que já era "mocinha", única coisa que fiz foi adiar um pouco e não forçar ela para largar a chupeta, esperei ela estar mais acostumada com a mudança.
  • Tentar ter momentos exclusivos com o filho mais velho; gente essa era uma coisa que eu adorava fazer, tipo tirar umas horinhas para dar um passeio com a minha filhota mais velha, e olha que até hoje nós fazemos isso e é tão bom!
  • Tentar sempre que possível quando o bebê ganhar um presente, dar nem que seja uma lembrancinha para o "mais velho"; e isso é importante também para quem vai visitar um bebê que já tem irmãozinho (a), lembrar de sempre levar nem que seja uma lembrancinha para outro, ainda bem que tive pessoas muito delicadas que fizeram isso, e também tentaram não dar atenção só para o bebê mas também para a irmãzinha que fazia de tudo para chamar a atenção.
  • Lembrar e mostrar fotos e vídeos de quando o filho mais velho era bebê; a minha filha adorava quando fazíamos isso, ou quando contávamos uma história dela.
  • Conversar e explicar para o seu filho tudo o que sente e o que acontecerá; como minha filha era pequena ainda eu tentava explicar da melhor forma que ela pudesse entender, mas principalmente sempre deixava ela sentir que ela é muito importante para mim assim como a irmãzinha dela, e olha que já passaram quase três anos e ela ainda me pergunta se eu gosto das duas do mesmo "tamanho"!
  • Incentive o carinho entre os irmão; na minha opinião eu acho que a mãe pode ajudar e muito a criação de vínculo entre os filhos, eu tento fazer isso todo o dia e amo quando elas vão fazer carinho uma na outra, quando deitam juntinhas para olhar desenho, ou até quando se juntam para fazer arte!
  • Por fim, há muitos livros que podem ajudar de uma forma mais lúdica a preparar o filho mais velho para a chegada do irmãozinho:

Vou ganhar um irmãozinho - Kes Gray
Esse foi o primeiro livro que comprei para a minha filha, gostei dele por que era indicado para a idade dela (3 a 5 anos) e também porque explicava o desenvolvimento do bebê até o nascimento usando referenciais do universo da criança e com lindas ilustrações.

Irmãos ciumentos, irmãs egoístas - R. W. Alley
Esse foi o segundo livro que comprei para a minha filha, foi um achado pois a mais velha andava em uma fase de muito ciúme, e deu o acaso de eu encontrar esse livro (com um preço bem generoso) em uma livraria, e como já conhecia outros livros da mesma coleção, comprei na hora, e minha filha gostou muito, até hoje as vezes eu leio para ela e vejo que ela fica quietinha só pensando no livro.

Bom, as próximas dicas de livros eu achei na internet, então não li nenhum deles mas achei eles bem interessantes:

Quero ser meu irmãozinho! - Sandra Saruê e Marcelo Boffa 

A chegada do bebê de Beth Robbins - Jon Stuart

Quando meu irmãozinho nasceu - Walcir Carrasco

Bebê e eu - Emma Dodd

Que bom ter um irmãozinho - Sergi Càmara


Um novo bebê está chegando! - R. W. Alley

 Vou ganhar um irmãozinho? Menino ou menina? - Mymi Doinet
 E agora? Vão tomar o meu lugar? - Bel Linhares

Meu primeiro irmãozinho - Girassol

O que eu faço Afonso? - Sônia Barros

Bom pessoal por hoje é isso, e espero que essas dicas ajudem a vocês como me ajudaram!

3 comentários:

  1. Passamos por isso também. Quando a Manu nasceu o Nanni tinha 1 ano e 10 mese.
    Conversamos muito com ele durante a gestação,, conforme a barriga crescia, e lemos muito!
    Acredito que as história ajundam a criança entender o que está acontecendo na sua vidinha.
    O livro que lemos por aqui foi "Tem um bebe lá em casa, e para que serve?" de Guto Lins. É o máximo relata em forma de diário como foi a chegada do irmão para uma criança de 4 anos. Durante todo o livro o mais velho vai descobrindo o bebe até que ele entende que é irmão e é para sempre.
    Concordo que somos os responsáveis pelo relacionamento deles também!
    Ótimas dicas!!
    Bjs
    Mari
    http:maricriando.blogspot.com.br
    http://foradebordo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, adorei o seu comentário, e obrigada pela dica de livro mais um para a listinha! Bjs

      Excluir
  2. Bom dia,
    Tá rolando um sorteio super bacana lá no blog que vai dar 9 kits com camiseta e diário do programa da Disney Violetta!!

    Vem participar ;)

    beijos

    www.driviaro.com.br

    ResponderExcluir

Ficarei muito feliz com o seu comentário!