segunda-feira, 17 de junho de 2013

Organização de closet

Estreando a categoria de organização, vou mostrar dicas e inspirações que usei para organizar o meu closet. Começando pelas medidas ideais:



Áreas a partir de 5 m² já são consideradas adequadas para um closet de casal. As paredes laterais devem ter distância mínima de 1,90 m uma da outra, permitindo que a marcenaria tenha pelo menos 0,60 m de profundidade e a área de circulação fique com 0,70 m de largura, espaço mínimo suficiente para uma pessoa.


A proporção ideal dos armários é dividida em quatro partes: ½ da área é reservada para cabideiros; ¼ é destinado para gavetas e nichos para roupas dobradas; e outro ¼ para prateleiras maiores, que armazenam bolsas, sapatos e demais artigos. No espaço superior ficam os espaços para guardar malas, roupas de estação, caixas e outros artigos que não são muito usados. No espaço central ficam os cabideiros e estantes, e no espaço inferior ficam melhores as gavetas e sapateiras.


Os nichos e prateleiras podem ter de 0,30 a 0,40 m de altura, o que permite acomodar pilhas de roupas dobradas ou guardar objetos como bolsas. Na parte superior, as prateleiras podem ser um pouco maiores, com altura entre 0,40 e 0,45 m para acomodar malas e caixas.


Nos armários femininos é bom ter mais altura nos cabideiros para guardar vestidos longos, nichos para bolsas, local para jóias, maquiagem e acessórios.

Imagem: Internet

Dicas:
·                     Primeiro comece a organização fazendo uma limpa em seu armário, separe as roupas que vão ficar, para doar e para conserto. Essa eu acho a parte mais difícil, pois não adianta tem que experimentar as roupas para ver se ainda fica bem ou se pode ser feito um conserto. E claro temos de abrir mão de peças que não usamos mais, não adianta ficar guardando tranqueira.
·                     Depois separe as roupas por estação, por exemplo, no verão coloque todas as roupas de inverno como casacos pesados e blusões em caixas na parte de cima do armário, assim aumenta o espaço para as roupas e evita a bagunça.
·                     Utilize cabides do mesmo material e cor, e todos para o mesmo lado, faz uma diferença incrível.
·                     Nas gavetas procure colocar peças pequenas como roupas íntimas, meias, pijamas e outros.
·                     Nas prateleiras, guarde camisetas, malhas, suéteres, blusas de lã, moletons.
·                     Peças que não usamos muito podem ser guardadas em capas de TNT que deixam os tecidos ventilados, diferente por exemplo de capas plásticas.
·                     Espelho é fundamental em um closet e de preferência algum que possa ver o corpo inteiro.
·                     É bom também ter um pufe ou banco para poder sentar, por exemplo para calçar sapatos ou subir para alcançar prateleiras mais altas.
·                     Para os sapatos existem diversos tipos de sapateiras, desde armários, aramados, organizadores de parede, e muito mais, a escolha vai depender do espaço que possui. Também podem ser usados caixas com visores, caixas transparentes e sacos de tnt, que são bons para sapatos delicados e de festa que não usamos muito assim não ficam empoeirados. E acho bem interessante organizar os sapatos por categorias, como esportivos (tênis, chinelos, rateiras), sociais (escarpins, peep toes, sandálias) e botas, assim facilita na hora de encontrar o par desejado. 
·                     Para as botas de cano alto não dobrarem e amassarem podemos usar garrafas pet limpas e vazias ou revistas dentro de cada par para evitar o problema.




























Depois dessas dicas mãos à obra! Vou organizar meu closet e faço outro post dele. 
Até mais!!

18 comentários:

  1. Oi Kati, gostei muito das idéias de organizar sapatos. Fiz meu closet com portas abertas e acho tão dificil guardar os sapatos ali.... pega muito pó, mais do que as roupas, pois lavamos sempre. Um desses organizadores cairia bem aqui em casa. Adorei o post de organização. pode fazer mais, pois ficou muito bom e instrutivo. Beijos, Jane

    ResponderExcluir
  2. Uau Kati! Eu adorei as suas dicas!
    Vim aqui retribuir sua visitinha lá no blog (adorei!!!) e fiquei encantada com tanto closet perfeito neste post!

    O que é aquilo para arrumar as bolsas???? Estou louca!
    Queria muito reformar o meu, é bem antiquado e foi mal dividido pra caramba, mas é o que temos. Por enquanto não posso mudar nada, então, vou me adaptando... mas quem sabe um dia né?!

    Bom conhecer vc!
    Vou voltar mais vezes viu?!

    beijocas
    Ju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado! É não adianta temos q nos adaptar, ainda bem q tem tantas dicas na internet, assim sempre podemos dar um jeitinho! Até mais bju

      Excluir
  3. Nossa que sonho!
    Eu até fiz na minha casa, mas está vazio ainda, sem dim dim pra montar ele...to catando várias fotos pra quando fizer que seja bem distribuido. Adorei esse post e já salvei algumas fotitas :)
    Adorei seu blog
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha fizemos o nosso há pouco tempo, mas não pesquisei nem me informei direito, então queria ter algumas coisas diferentes. Por isso pesquise bem antes de fazer, pois tem tantas dicas ótimas, e espero q o post tenha ajudado. bju

      Excluir
  4. Adorei.

    http://ontendency.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oiii


    nossa cada foto eu fico babando.. da vontade de transformar um dos quartos em closet pira??? kkkkkkk

    Mas adorei as dicas de organização, ótimo post

    bjinho

    www.enquanto-isso.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Kati que show essas dicas, quando eu for fazer meu closet suas dicas já estarão aqui guardadinhas...

    Obrigada pela visita lá na minha casinha...volte mais vezes tá? sempre q eu puder estarei por aqui...bjos

    Cris - A Dona da Casa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, que bom q gostou! Vou fazer um post com a organização do meu closet assim q der. bju

      Excluir
  7. Oi Kati!
    obrigada pela visita lá no blog!
    adorei seu blog!
    as dicas são ótimas e amei esse post sobre o closet!
    Beijosss

    "A casa da Mi"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Q bom que gostou, espero que venha mais vezes! bj

      Excluir
  8. Olá Kati, obrigada pelo carinho lá no blog. O espelho do meu lavabo foi comprado no Telhanorte. bjocass

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita e por responder a minha dúvida, gostei muito do espelho, quero ver se acho um parecido! Bju

      Excluir
  9. Oi Kati.
    Obrigada por comentar no A Moda In Foco

    Menina que closet de sonho esse, heim.
    Amei as dicas de organização.
    Um beijo

    ResponderExcluir

Ficarei muito feliz com o seu comentário!